Pintura no desenvolvimento infantil

Há uma forma muito simples de entreter as crianças: é só dar-lhes lápis e papel. Mas, o desenho e a pintura não são apenas momentos de lazer, podendo ajudar no desenvolvimento infantil em vários aspectos.

O desenho pode ser uma das primeiras formas de expressão do ser humano. Mesmo antes de aprender a falar articuladamente, a criança já desenvolve traços e rabiscos cheios de significado. Isso as ajuda a começar a interpretar o mundo e a perceber os elementos a sua volta.

Além do aspecto psicológico, desenhar também pode contribuir para o desenvolvimento motor do pequeno. O esforço da criança para colocar imagens e traços no papel garante a evolução de sua coordenação motora e da concentração. E quando as pinturas são feitas a dedo, com variados tipos de tinta, o contato com diferentes texturas e cores desperta os sentidos do pequeno.

Há ainda outro benefício, quando a pintura é utilizada como facilitador da educação. Através de desenhos e colagens, a criança pode aprender conceitos de matemática, língua e os mais diversos conhecimentos. Por isso, incentive o seu filho a se expressar através das cores e formas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar